O que faço para minha menstruação descer?

Estou tomando Depo-Provera 150mg trimestral por mais ou menos 2 anos e durante todo o tratamento eu nunca menstruei e eu parei de tomar, mas já faz 10 meses e a menstruação não desceuO que faço para que venha minha menstruação? O que faço para minha menstruação descer?

"Os anticoncepcionais de uso injetável trimestral causam frequentemente a ausência da menstruação, você vai demorar para voltar a menstruar novamente."

Meu fluxo veio pouco e tipo borra com sangue claro?

Eu tenho um ciclo menstrual bem regular. A minha menstruação costuma ter um fluxo de cinco dias e esse mês veio apenas dois dias de uma borra marrom e as vezes um sangue bem claro e bem pouco fluxo que logo sumiu. Cheguei a tomar chá de canela para descer mais e nada. Estou com os seios bastante doloridos que chega se desconfortável acompanhada de uma cólica, as vezes forte e as vezes fraquinha, não sinto outros sintomas. O que está acontecendo comigo?

"Menstruar é mesmo um enigma, e qualquer fluxo diferente a mulher já logo pensa em gravidez! Irregularidades e fluxos menstruais alterados (diferentes do habitual) são comuns e acontecem por vários motivos, geralmente alterações hormonais. Mas se existe a possibilidade de estar grávida é melhor fazer o exame de gravidez."

Minha menstruação não desceu, veio apenas algo marrom!

Estou com medo de uma gravidez: minha última menstruação veio dia 28/10 e comecei a ter relação com meu namorado sem preservativo, mas ele ejaculou fora nos dias 18, 23 e 27/11 e 03/12, todas as vezes sem preservativo, mas com o coito interrompido.
Minha menstruação era regular, mas não veio, o que veio foi um negócio marrom nos dias 28, 29 e 30/11 do tamanho de uma moeda, acabou e não veio mais nada, mas ainda sinto uma cólica bem leve fiz 3 beta-hcg e os três deram negativos. Não tenho nenhum sintoma, além desse sangramento estranho, mesmo assim posso estar grávida? Cheguei mesmo até a sonhar com menstruação!

"Suas relações foram fora do seu período fértil, então a chances de gravidez são poucas, essa "menstruação" diferente que desceu, pode ser mesmo apenas sua menstruação que desceu com pouco fluxo e diferente do sangramento mensal habitual. Você fez três exames de gravidez e todos eles foram negativos o que fala mais a favor de não estar grávida. Menstruar de uma forma fora do normal provoca sempre nas mulheres o medo de gravidez."

Sangramento contínuo após tomar o Contracep!


Comecei a tomar o anticoncepcional injetável Contracep pela primeira vez. Fiz a injeção no segundo dia da menstruação. E desde então tenho pequenos sangramentos, com uma cor tipo borra de café misturado com vermelho, todos os dias está vindo e sujando a calcinha. É como se fosse uma menstruação que não para. Será que vai parar ou vai ser sempre assim?

"Contracep e outros contraceptivos injetáveis trimestrais costumam causar pequenos sangramentos contínuos, sendo este um dos principais motivos que levam muitas mulheres a para de usar esse método contraceptivo."

Transar no último dia da menstruação, pode engravidar?

Quero saber se quando a mulher está no seu último dia de menstruação e ela transar e o homem gozar dentro, qual é a chance de engravidar?

"De todo o ciclo mensal menstrual, o período que compreende os dias em que a menstruação está descendo são os dias em que é menor a probabilidade de ocorrer uma gravidez."

Uma mulher de 50 anos pode engravidar?

Uma mulher com 50 anos que já está há um ano sem menstruar, tem poucas chances de engravidar. A ausência de menstruação indica que já entrou na menopausa e em teoria neste caso não deve mais engravidar, porém como faz muito pouco tempo ainda pode haver pequena chance de uma gravidez ocorrer, melhor é consultar um ginecologista para se certificar.

Dor pélvica constante, o que pode ser?

Estou sentindo dores na região pélvica, não são constantes, vem e voltam. Mas incomodam muito, e são mais intensas quando faço esforço e até mesmo quando rio. Já sinto essas dores há um tempo. Na minha última relação sexual, houve um sangramento, pela quantidade de sangue cheguei a pensar que poderia ser minha menstruação, mas não pois hoje faz uma semana que isso aconteceu e a menstruação ainda não veio. O que pode ser isso?

Resposta do Médico:
"Pode ser algum tipo de inflamação ou infecção, além de outras causas de dor pélvica (problemas intestinais são a principal causa de dor pélvica)."

Chá de canela pode fazer descer minha menstruação?

Minha menstruação é desregulada, no entanto ela está atrasada 8 dias, como eu tive relações sexuais estou preocupada. Já tomei chá de canela e não resolveu, o que devo fazer? Tomar o chá durante mais dias?
"Se sua menstruação é desregulada não há como saber se você está realmente atrasada, então não dá para saber se este é um sintoma de gravidez, pode até ser um sinal de gravidez, mas o mais provável é que seja apenas sua menstruação irregular e não uma gravidez. Não acredito que chá de canela possa te ajudar."

Dores fortes no pé da barriga quando menstruo?

Os sintomas abaixo descritos por essa internauta são sintomas típicos do que chamamos de menstruação dolorosa ou dismenorreia:
"tenho dores muito fortes no pé da barriga quando fico menstruada, mais não é cólica, são dores fortes até quando tusso ou espirro e queima por dentro."

Tomo Contracep e estou com sangramento que vem e vai!

Os anticoncepcionais injetáveis de uso trimestral andavam sumidos das prateleiras das farmácias por um tempo, como nos conta essa internauta:

"Já tomo Contracep há um bom tempo parei porque não encontrei mais nas farmácias. Agora consegui comprar novamente. Voltei a tomar a injeção sendo que já faz 1 semana e minha menstruação vem e vai durante esse tempo, isso é normal? Vem bem pouco, devo tomar de novo ou não? A injeção de anticoncepcional fez efeito?"

Sangramentos são muito comuns com o uso de Contracep, a presença desses escapes não alteram a eficácia do anticoncepcional.

Relação no período fértil e a menstruação atrasou!

Não uso nenhum tipo de método anticoncepcional, minha ultima menstruação foi dia 20, sempre fui muito regulada, tive relações dia 02, depois de uns 15 dias veio um pouco de sangue, e apenas um dia, mas nem de longe lembra minha menstruação, que é sempre tão intensa, hoje é dia 23 e ainda não desceu, posso estar grávida?

"A relação foi no dia 13 do seu ciclo menstrual, dentro do período fértil (um dia bastante fértil), teve um pequeno sangramento e sua menstruação está atrasada, há boas chances de estar grávida"

Quando será que vem minha próxima menstruação?

Uma coisa é muito importante para as mulheres saberem: é preciso ter consciência de que adivinhar a data da próxima menstruação ou calcular o período fértil somente é possível quando a mulher tem seu ciclo mensal de menstruação regular, no caso de ser uma menstruação totalmente desregulada é impossível prever qualquer coisa ou fazer qualquer conta, como no exemplo abaixo:

"Minha dúvida é a seguinte: estou com minha menstruação super desregulada depois que parei de tomar o anticoncepcional há 2 meses porque estou tentando engravidar. Acontece que mês passado veio duas vezes sendo que uma veio no começo do mês e a outra vez no final do mês. Meu ciclo está desregulado, era para vir esse mês e nada. Será que posso dizer que estou com meu ciclo atrasado? Até agora neste mês não tenho nem sinal da menstruação e nem cólicas."

Meu ciclo já está atrasado há 8 dias e fiz um Beta-HCG!

Olá! Meu ciclo esta atrasado 8 dias, Na verdade minha menstruação está atrasada há 8 dias, Com 6 dias de atraso fiz o exame beta-hcg é deu negativo. Meu ciclo menstrual sempre é regular. Será que tem possibilidade de ser gravidez?



"O beta-hcg é um exame da gravidez seguro e confiável (eventualmente pode falhar), porém 8 dias de atraso não é considerado um atraso do ponto de vista médico (esperamos sempre 15 dias de atraso da menstruação para então começar a suspeitar de gravidez, provavelmente não está grávida."

Melhor é fazer uma Ecografia ou um Ultrassom Transvaginal?

Estou com muita dor no pé da barriga e a minha menstruação desceu muito estranha: veio algo parecido com uma borra marrom, ela ficou dois dias e meio. Será que é melhor eu fazer uma transvaginal ou ecografia?
"Ultrassom ou ecografia são o mesmo exame, pode ser feito via abdômen ou transvaginal, no seu caso melhor é ir ao médico ginecologista primeiro."

Confusão entre Sintomas de TPM e Sintomas de Menopausa!

Sintomas típicos de Tensão Pré-Menstrual confundidos com sintomas de menopausa numa mulher de 41 anos, que dificilmente estaria fazendo a menopausa:

"MINHA MENSTRUAÇÃO QUANDO VEM TENHO MUITA TONTURA, DORES DE CABEÇA E VEM SOMENTE UM DIA. É POUCO E VEM COMO UMA BORRA DE CAFÉ. GOSTARIA DE SABER SE É A MENOPAUSA? SEM CONTAR QUE FICO MUITO IRRITADA E COMO JÁ TENHO 41 ANOS ACREDITO QUE É A MENOPAUSA. MEU GINECOLOGISTA DISSE QUE NÃO, MAS EU ACREDITO QUE SIM, MAS O QUE ME DEIXA INCOMODADA É A TONTURA E SE ESTIVER RELACIONADA À MENOPAUSA, NÃO SEI MAIS O QUE PENSAR..."

Estes são os principais sintomas da menopausa: ausência de menstruação, calorões pelo corpo, redução do desejo sexual e redução da lubrificação vaginal, nenhum deles foi citado pela paciente.

É possível engravidar perto da menstruação descer?

Gostaria de saber se é possível engravidar perto da menstruação?
Foi assim: "não estava usando remédio (pílula anticoncepcional) e há alguns meses tive relação sem proteção (não usamos camisinha) e no dia seguinte a minha menstruação desceu. Neste mês veio só uma sujeirinha e ontem achei estranho porque eu não gosto de ovo e me deu uma vontade, do nada, de comer ovo. Comi quase uma dúzia de ovos, assim fiquei em dúvida: será que posso estar grávida?

Resposta do Ginecologista Online:
"Os dias que antecedem a menstruação são os dias do ciclo menstrual da mulher com a menor chance de ocorrer uma gravidez."

Irregularidade menstrual ou uma gravidez?

Tenho ovários policísticos e há dois meses tomo Saúde da Mulher, minha menstruação está vindo regularmente, mas este mês está atrasada. Séra que tem possibilidade de eu estar grávida?

"Pode ser gravidez como pode ser sua irregularidade menstrual que voltou"

Atraso menstrual quando a menstruação é desregulada?

Quando uma mulher tem menstruação desregulada não dá para saber se um atraso é atraso mesmo ou é só mais uma vez a menstruação que está desregulada, nestes casos se a dúvida em relação a uma possível gravidez, deve-se fazer o exame de gravidez. A história abaixo ilustra bem o que estou dizendo (no caso abaixo não há chances de gravidez, mesmo assim a paciente está confusa e preocupada):

"Sou virgem, tive uns amassos com meu namorado (estávamos de cueca e calcinha mas ele conseguiu encostar o pênis na minha vagina bem rápido, porque eu tirei assim que senti, e não senti nenhuma ejaculação até porque nem sei como é ou em que quantidade sai). Não houve penetração. 15 dias depois disso eu fiquei menstruada, na quantidade normal, durante 5 dias e com cólicas.

Minha menstruação sempre foi muito desregulada, e depois dessa vez que ela veio, ela não veio mais até hoje (está atrasada 24 dias, mas é normal ela desregular, sempre foi assim). Não tive nenhum sintoma de gravidez como enjoos, aumento da fome, muita vontade de fazer xixi ou seios doloridos.

Posso estar grávida mesmo tendo menstruado depois desses amassos?"

Comecei meu anticoncepcional atrasada e agora?

Fiquei menstruada no dia certo (dois dias depois de parar o anticoncepcional) e era para eu ter tomado meu remédio novamente após sete dias sem tomar, só que comecei com 5 dias de atraso e agora quando será a minha próxima menstruação?

Resposta do Ginecologista:
"Ficará menstruada 2 a 3 dias depois de terminar essa cartela do anticoncepcional que começou agora."

Minha menstruação veio pouco ou tipo borra de café!

Parei de tomar anticoncepcional no dia 09 e era para a minha menstruação vir entre o dia 12 e 13, mas ela desceu em pouca quantidade como se fosse uma borra de café no dia 14 e parou no dia 16, corro o risco de estar grávida?

Resposta do Médico:
"Acredita-se que uma menstruação em menor quantidade que seja do tipo 'borra de café' é um sinal de gravidez, até pode ser, mas não todas as vezes, pode ser apenas uma menstruação que neste mês veio diferente; se tomou o anticoncepcional certinho não há motivos para pensar em uma gravidez. Caso haja dúvidas deve fazer um exame de gravidez."

Tomo Contracep e a menstruação não pára mais de vir?

Os anticoncepcionais injetáveis de uso trimestral são conhecidos por causarem a interrupção da menstruação, porém é muito comum vermos na prática diária do consultório justamente o contrário, em vez da ausência de menstruação, vemos sangramentos contínuos que duram semanas (como no exemplo abaixo), sendo a única solução neste casos suspender o uso e trocar de anticoncepcional:

"Tomo o Contracep que é uma injeção de anticoncepcional de três em três meses, mais todo esse tempo que estou usando essa injeção eu mestruei todos os meses e antes de vim a menstruação vem algo barrento (parece uma borra escura) durante uma semana e depois vem o fluxo menstrual normal vermelho. Mas o problema é que esse mês tomei o Contracep e a menstruação continua a descer assim barrento e com sangue, além de sentir uma dor na barriga, já estou assim a mais de 2 semanas e não para"

Menstruação veio normal, posso estar grávida?

Menstruei no dia certo e veio normal como sempre vem (nenhuma alteração em minha menstruação), mas estou enjoada (enjoo constante), com muita dor de cabeça e sem apetite, posso estar grávida?

Ginecologista Online Responde:
"Sim, pode estar grávida. Apesar que com menstruação sem atraso não indica gravidez e os sintomas de uma gravidez, exceto o atraso menstrual (que neste caso é ausente), não aparecem já no primeiro mês de gestação, geralmente só no segundo ou terceiro mês da gravidez."

Estou tentando engravidar e a menstruação desregulou!


O exemplo abaixo é um bom exemplo da confusão e bagunça que se torna a cabeça da mulher quando a menstruação resolve desregular.

O que está acontecendo comigo é o seguinte:
Estou tentando engravidar já faz mais ou menos uns 2 meses, nesses 2 meses que eu estou tentando engravidar eu percebi que minha menstruação esta toda desregulada, acho que por causa da parada do anticoncepcional.
Mês passado desceu para mim 2 vezes no mesmo mês, a primeira vez a menstruação durou uns 4 dias, e no final do mês desceu de novo e também durou 4 dias, não sei se era, mas pelo menos parecia ser uma menstruação normal.
O que eu não estou entendendo é o seguinte se veio para mim no mês 2 vezes e esse mês que era para ter vindo não veio nada, nem sinal da menstruação? Será que posso dizer que minha menstruação está atrasada? Será que engravidei? Minha menstruação todo mês sempre foi super regulada, sei que agora ela só desregulou por causa da parada do remédio (parei de tomar a pílula anticoncepcional faz dois meses). Quando a menstruação esta desregulada é mais difícil de engravidar?

Médico Online Responde:
"O mais provável é uma irregularidade por causa da suspensão do anticoncepcional, você menstruou, então não há atraso, até pode ser gravidez, mas para saber de certeza somente fazendo o exame de gravidez"

Pequenas mudanças na menstruação sempre ocorrem!

Este é um exemplo de que pequenas alterações na menstruação e ciclo menstrual podem ocorrer sem que necessariamente signifiquem algum problema:

"Minha menstruação sempre foi regular e tomei anticoncepcional por 10 anos. Faz mais de 1 ano que parei de tomar e meu ciclo continuou regular, porém no ciclo passado a menstruação adiantou 8 dias, mas veio normal. E agora neste ciclo, veio no dia correto (meus ciclos são de 28/29 dias) mas o sangue estava aguado, vivo e sem coágulos. Ficou assim por 3 dias, sendo que no primeiro saiu junto muito muco elástico (tipo clara de ovo). Tive cólicas só no primeiro dia também e minha glicemia caiu um pouco."

Tive um corrimento em vez da menstruação?

Minha menstruação era para vir e não veio já está 13 dias atrasada, dois dias antes do dia da menstruação descer tive um corrimento de cor castanha por 2 dias seguido de um pouco de sangue no terceiro dia, com cólicas que duram até hoje. Uma dor que vai e vem. Tenho tido alguma azia, indisposta e a barriga inchada. Na 1 semana fiz 2 testes de gravidez de farmácia e deram negativos. Será que estou grávida?

Comentário Médico:
"Há chances desse 'corrimento' seguido de sangramento ser na verdade sua menstruação que provavelmente por algum distúrbio hormonal veio diferente e em menor quantidade"
Retirei o DIU há aproximadamente 3 meses e meio, após a retirada venho tentando engravidar, no meu último ciclo menstrual, o qual costuma ser bem regulado, minha menstruação não veio e está atrasada 10 dias, fiz o exame de sangue para gravidez: beta-hcg (o qual constou negativo), mas até o dia de hoje ainda não desceu minha menstruação. Não tenho sintomas de gravidez, somente cólicas e beliscões no peito, posso estar gravida?

Comentário Médico:
"O principal sintoma de gravidez é o atraso menstrual, além das cólicas e dores nos seios, isso tudo você tem, uma gestação é ainda a principal suspeita, deve fazer um ultrassom transvaginal para poder sair dessa dúvida"

Há 2 meses que minha menstruação não desce!

Já fez dois meses que minha menstruação não desce para mim, passei no médico ginecologista e ele mandou eu tomar a pílula anticoncepcional Ciclo 21. Já fiz 2 ultrassons: o primeiro deu um cisto no ovário e um volume de 27,1 cm3 no útero; o segundo o útero já estava com 41,6 cm3 de volume. O que significa? Já fiz teste de gravidez de farmácia e deu negativo!

Comentário do Médico Online:
"Menstruação atrasada, cisto de ovário e aumento do volume uterino na ausência de gravidez sugere algum distúrbio hormonal, precisa voltar ao ginecologista"

Menstruação sempre certinha e agora está atrasada 6 dias?

Minha menstruação deveria ter descido dia 13, pois foi quando completaram-se os 30 dias desde a última menstruação (tenho a menstruação sempre bem regulada e com ciclo menstrual que dura 30 dias). Hoje já é dia 19 e nem sinal dela. Devo preocupar-me? Sou casada e não usamos método contraceptivo.

Médico Online :
"Do ponto de vista médico 6 dias de atraso menstrual não é preocupante, claro que qualquer atraso da menstruação pode sim significar uma gestação num casal que tem relação sem uso de anticoncepcional ou preservativo, espere até completar 15 dias de atraso e depois faça o teste ou exame de gravidez."

Como fazer o cálculo do período fértil?

 Meu ciclo menstrual é de 28 dias e o sangramento da menstruação dura 4 dias, queria saber como calcular o período fértil? Quando começa o período fértil? Qual dia da ovulação? Quando termina o período fértil? Quantos dias dura o período fértil?


Resposta do Médico:
"Para calcular o período fértil deve em primeiro lugar encontrar o dia bem do meio do ciclo, primeiro dia da menstruação é o dia 1 e o dia antes da próxima menstruação é o último dia do ciclo, no seu caso é o dia 28.
O dia 14 é o dia do meio do ciclo menstrual, esse é em teoria o dia da ovulação. O período fértil começa 3 dias antes do dia 14 e termina 3 dias depois do dia 14, ou seja tem uma duração de 7 dias. Inicia no dia 11, ovula no dia 14 e termina no dia 17."

Menstruação atrasada já faz 1 mês e 15 dias!

Eu estou me sentido meia estranha porque eu acho que posso estar grávida. Minha menstruação está atrasada 1 mês e 15 dias e sinto uma dor em baixo da minha barriga, muita ânsia de vômito (enjoo constante), só quero dormir e meus seios estão crescendo e estão meio duros e doloridos. Fiz o teste de gravidez de farmácia e deu negativo?

Comentário Médico:
"sua menstruação está realmente muito atrasada e pelos seus sintomas pode mesmo ser gravidez. Exames de farmácia não são a melhor opção (o exame de sangue Beta-HCG é mais sensível), mas o ideal para você é ir a um médico ginecologista e fazer uma ultrassom transvaginal, para confirmar ou não uma gravidez."

Relação um dia antes da menstruação descer!

Dei uns "amassos" com um garoto e ele gozou em mim, será que posso engravidar? Porque no dia seguinte veio minha menstruação, que desceu no dia certo.

Comentário Médico:
"Com a descida de sua menstruação as chances de gravidez são quase zero, este período é o período do ciclo menstrual com a menor chance de ocorrer uma ovulação e por consequência uma gravidez"

Relação sem penetração, existe risco de gravidez?

Eu gostaria de saber até quando é normal o atraso na menstruação de uma mulher? Minha namorada tem 18 anos e nós não chegamos a consumar o ato sexual rolou apenas algumas brincadeiras, eu fiquei passando o pênis na vagina dela, mas acontece que a menstruação dela já está atrasada 6 dias, ela está com muito medo e eu também, sabendo que não ocorreu a penetração gostaria de saber quais as chances de ela estar grávida?

Comentário Médico:
"Relação sem penetração ou como você citou 'brincadeiras' normalmente não há risco de gravidez, atrasos menstruais são comuns e existem muitos motivos para a menstruação atrasar, além de que atrasos menores que 15 dias não são indicativos de uma gestação, apenas costumamos levar em consideração para suspeitar de uma gravidez atrasos menstruais com 15 dias ou mais"

Tomei a Pílula do Dia Seguinte, posso estar grávida?


Estava no período do meu ciclo de menstruação na semana passada, parou de vir para mim mais ou menos no sábado e no domingo estava descendo um fluxo marrom tipo de fim de menstruação como é o normal de todas as mulheres; no domingo ouve um descuido no relacionamento sexual, na segunda-feira tomei a pílula do dia seguinte (comprei a com o nome de DIA-D) e após 14 horas tomei a segunda dose (com um atraso de mais ou menos 2 horas, devia ter tomado 12 horas depois da primeira dose) e depois de alguns dias minha menstruação desceu, mais desceu bem pouco no período de um dia somente; a pergunta é: eu posso estar grávida?

Comentário Médico:
"Sim! Pode engravidar sim, a pílula do dia seguinte tem uma eficácia de no máximo 80%, mas esse sangramento que teve depois de alguns dias não é sinal de gravidez, provavelmente é apenas um efeito da pílula do dia seguinte (sangramentos são muito comuns após usar a pílula do dia seguinte)."

A menstruação não desceu no intervalo da pílula!

Estou no intervalo da pílula, alias já passaram os sete dias e ainda não veio minha menstruação, será que estou grávida?
Comentário Médico:"Se tomou a pílula bem certo, sem esquecer nenhum dia, não há motivo para pensar em gravidez. Se há possibilidade de uma gestação deve fazer o exame de gravidez, caso contrário volte a tomar seu anticoncepcional, atrasos menstruais ou neste caso falha da menstruação são possíveis e na maioria das vezes não tem nenhum significado."

Minha menstruação está vindo demais, muito sangue!

Há alguns meses minha menstruação está vindo muito sangue e eu tomo anticoncepcional, achei que a pílula diminuía o fluxo menstrual?
Comentário Médico:"De uma forma geral e para a maioria das mulheres o anticoncepcional tende a reduzir o sangramento durante a menstruação, mas para algumas acontece o contrário, outras causas também podem aumentar o fluxo menstrual, como por exemplo, a mulher que tem miomas no útero"

Estou 15 dias atrasada, mas o exame deu negativo?

Fiz um exame de Beta HCG e o resultado foi negativo, pode ser gravidez mesmo assim? Porque eu estou com a menstruação atrasada 15 dias, nunca atrasou assim e sinto um pouco de cólica, mas o exame de sangue deu negativo. Mesmo assim pode ser gravidez?
Comentário Médico:"Nem todos os atrasos menstruais são causados por gravidez, existem muitos motivos, além de uma gestação, para a menstruação atrasar. Pode acontecer do exame estar errado: mostrar um resultado negativo mesmo você estando grávida, mas isso não é muito comum."

Menstruação desceu no meio da cartela do anticoncepcional?

Eu tomo a pílula anticoncepcional, tomo bem certinho e aconteceu que no meio da cartela (já tinha tomado 13 pílulas) a minha menstruação desceu, e não para já faz uma semana. No começo veio umas gotinhas de sangue e hoje começou a descer sangue vermelho em maior quantidade, só faltam 3 dias para acabar a cartela. O que eu faço? O que será que está acontecendo?

Comentário Médico:"Você está tendo o que podemos chamar de sangramento de escape, por algum motivo seu organismo não conseguiu segurar a menstruação até o dia certo de descer e ela veio antes da hora, provavelmente a causa é o seu anticoncepcional ou outra coisa que aconteceu a você neste mês.Quando isso acontece as mulheres acreditam que a pílula é fraca e que podem engravidar, isso não é verdade, mas esse sangramento fora de hora é bem incomodo. Continue normalmente sua cartela atual, dê a pausa e recomece a outra cartela normalmente, se ainda assim não parar o sangramento, deve procurar um médico (ginecologista) e terá provavelmente que trocar de comprimido. Caso o sangramento seja muito intenso, não espere, vá ao médico imediatamente."

Não veio um mês, será que estou grávida?

Eu queria saber se posso estar grávida porque a minha menstruação não veio em um mês, nada, nenhum sinal e no mês seguinte ela veio normal, será que estou grávida?
Comentário Médico:"Atrasos menstruais ou até mesmo a falha de uma menstruação, como neste caso, são relativamente comuns e não necessariamente significam gravidez ou outro problema médico que possa estar acontecendo com a mulher, claro que toda vez que existe alguma alteração na menstruação ou no ciclo menstrual e a mulher teve relações sexuais sem proteção, há sim a possibilidade de uma gravidez."